php-for-loop

Estruturas de repetição for e foreach em PHP

while e do-while, a linguagem PHP possui outras estruturas de repetição chamadas for e foreach. A primeira delas é utilizada de forma similar ao while e a segunda é usada quase que específicamente com listas ou arrays.

Estrutura de repetição For

Use estrutura de repetição for quando você souber exatamente quantas vezes seu bloco de código será executado. Quando você não tiver ideia da quantidade de vezes que um bloco de código será executado, mas souber a condição que faz ele parar de ser repetido, use o while. O for possui a sintaxe como mostrada no exemplo abaixo.

Note que, no lugar de uma expressão condicional, o for possui três condições:

  • Expressão inicial: É aqui que indicamos o valor inicial da contagem.
  • Condição de execução: Enquanto essa condição for verdadeira, o bloco de código continuará sendo executado.
  • Incremento: O valor a incrementado depois de cada execução.

Não fique intimidado com a complexidade desta estrutura de repetição. Na prática ela é bem mais simples do que parece. Observe o exemplo abaixo:

No código acima, contamos do 1 até o 5. Perceba que a primeira expressão determina o valor inicial da contagem $numero = 1, a segunda expressão é nossa condição de execução $numero e a terceira expressão indica a forma de incremento $numero++. Caso você não tenha entendido o código $numero++, sugiro uma leitura no artigo sobre operadores de atribuição em PHP.

Note que o código acima faz a mesma coisa que um while, só que com muito menos código. Repetições controladas é o forte dessa estrutura de repetição em PHP. Agora, digamos que você precise encontrar os números pares entre 0 e 10. Como você faria isso?

Perceba que a única coisa que fizemos foi modificar as expressões do for para obter um resultado diferente. Note principalmente a expressão inicial, começando de 0, e o incremento, que aumenta de dois em dois.

Estrutura de repetição Foreach

A estrutura de repetição foreach é um controle iterativo especial que trabalha com repetições usando listas. Entenda o foreach como um for mais simples, que interage com cada um dos elementos de uma lista. O foreach possui sua sintaxe como mostrado abaixo:

Imagine que, no seu programa, um usuário cadastrou uma lista de frutas que é armazenada usando o tipo de dados array. Daí, você precisa saber quais são as frutas que o usuário cadastrou para providenciar a entrega. Então o seu código ficaria igual ao do exemplo abaixo:

Conclusão

Não existem muitos mistérios sobre as estruturas de repetição em PHP, elas são simples de utilizar, poderosas e flexíveis o bastante para desenvolver algoritmos complexos e facilitar o trabalho de qualquer desenvolvedor PHP.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">