operadores-de-atribuicao-php

Operadores de atribuição em PHP

Um operador de atribuição serve para criar variáveis com um valor inicial ou definir um novo valor para uma variável. Na verdade não existem vários operadores dentro desse contexto, existe apenas um operador de atribuição e vários outros derivados dele.

Podemos classificar os operadores de atribuição em: atribuição simples, atribuições matemáticas, operadores de incremento e decremento.

O operador simples

Realiza apenas uma atribuição de valor simples para uma variável. O operador utilizado com essa função é o sinal de igual =.

Operadores de atribuições matemáticas

Em PHP é possível combinar o operador de atribuição = com os operadores aritméticos, realizando uma operação matemática e atribuição ao mesmo tempo.

Os operadores de atribuição matemática são:

OPERADOR SÍMBOLO EQUIVALÊNCIA
Adição e atribuição += $a = $a + $b
Subtração e atribuição -= $a = $a - $b
Divisão e atribuição /= $a = $a / $b
Multiplicação e atribuição *= $a = $a * $b
Módulo e atribuição %= $a = $a % $b

Exemplos:

Operadores de incremento

É uma combinação especiais do operador aritmético + com atribuição =, aumentando o valor contido numa variável. Existem dois operadores desse tipo:

Operador Forma de usar
Pré-incremento ++$var
Pós-incremento $var++

A diferença entre os dois operadores está na posição em relação à variável e o efeito causado nela. Observe os exemplos abaixo:

Note que $a++ é o inverso de ++$a e essa sutil diferença pode causar grandes impactos no código de suas aplicações.

Operadores de decremento

É uma combinação especiais do operador aritmético – com atribuição =, diminuindo o valor contido numa variável. Existem dois operadores desse tipo:

Operador Forma de usar
Pré-decremento --$var
Pós-decremento $var--

Assim como os operadores de incremento, os operadores de decremento possuem uma pequena diferença de acordo com a sua posição em relação à variável e o efeito causado nela. Observe os exemplos abaixo:

Note que $a-- também é o inverso de --$a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">