paginacao-em-php-alem-das-tabelas

Paginação em PHP: Indo além das tabelas

Continuando nossos artigos sobre paginação em PHP, vamos conversar um pouco sobre a formatação das informações encontradas no banco dados e melhorar o nosso código anterior.

Devo avisar que este artigo é uma continuação do artigo anterior: Paginação em PHP: O banco de dados. Sendo assim, se você ainda não leu o artigo anterior, aconselho fortemente que pare de ler este artigo e leia o anterior antes de continuar.

A impressão de dados tabulares

Desde muito tempo, as regras de design e usabilidade criaram uma convenção para os momentos de exibir listas de dados para os usuários de internet. Essa convenção aconselha usar tabelas para visualização das informações.

A tag HTML table foi criada especificamente para este fim e, pela convenção, deveria ser utilizada sempre que for necessário exibir uma lista de informações. Ao fazer isso, nosso código ficaria como mostrado abaixo:

Nessa altura do código, vale a pena mencionar uma dica importante para quem está começando a estudar PHP. Quando você usar uma tabela com colunas de largura fixa, procure deixar uma coluna com largura variável, pois ela cuidará de encaixar a tabela nas várias resoluções usadas pelos usuários de internet.

Quando você deixa uma coluna da tabela com largura variável e as outras com largura fixa, ao exibir a tabela numa resolução diferente, as colunas fixas continuam com a mesma largura, mas a coluna com largura variável absorve a variação da largura da tela, fazendo com que a tabela não perca a aparência do layout formatado.

Isso foi exatamente o que fiz no código acima, deixando a primeira coluna com largura variável e a segunda coluna com a largura fixa.

Indo além das tabelas nas paginações em PHP

Apesar da convenção aconselhar o uso de tables para listas de dados, você pode utilizar outros recursos ou tags HTML para exibir listas de informações. Muitos sites usaram a criatividade para mostrar que isso não é só possível, mas eficiente também.

Um tipo de lista de dados são as páginas de resultados do Google, que também é utilizada por muitos blogs e sites de notícias.lista-de-dados-google

Se você prestou atenção, a lista de artigos do phpmais, assim como muitos outros blogs e sites, segue o mesmo padrão do Google, mas com pequenas variações de imagens e textos.

lista-de-artigos-php-mais

Caso procure outros exemplos na internet, você vai encontrar sites com boas variações e inspirações para construir listas de informações úteis e agradáveis aos usuários da internet, como a lista de notícias do Uêba.

lista-de-noticias-ueba

E mesmo que seja necessário insistir em listas de dados usando tabelas, ainda assim é possível usar a imaginação para criar algo interessante, como fazer uso das tabelas no estilo dos fóruns de discussão encontrados na internet.

lista-de-dados-estilo-forum

Além da organização diferenciada das informações, você também pode explorar as cores para indicar destaques ou informações relevantes para os usuários de internet, tornando suas listas ainda mais interessantes.

Os artigos da série “Paginação em PHP”

  1. Paginação em PHP: Encontrando o total de páginas
  2. Paginação em PHP: Compreendendo os limites
  3. Paginação em PHP: O banco de dados
  4. Paginação em PHP: Indo além das tabelas
  5. Paginação em PHP: Criando uma navegação básica

Conclusão

Apesar de ser um artigo curto, o objetivo dele é chamar a atenção para sua criatividade. Programadores não são apenas escritores de código pensando mais na funcionalidade que na usabilidade. Um bom desenvolvedor Web deve desenvolver ao máximo as duas habilidades.

Se este artigo te fez pensar, ou repensar, na maneira como você constrói suas listas de dados em paginações PHP, então ele cumpriu seu objetivo. Então, até o próximo artigo, quando vamos começar a desenvolver nossa navegação pela lista paginada.

Até à próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">